Casa da Memória de Medianeira promove Café sobre o Carnaval

Uma tarde de histórias, memórias e lembranças do Carnaval de Medianeira, que reinou como o melhor da região durante décadas. Assim foi o “Café com Memória –Carnaval”, organizado pela Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, no último sábado (18 de março).

A historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida de Araujo, afirmou que o “Café com Memória” é um evento temático que foi idealizado com a intenção de trazer pessoas, suas histórias e suas memórias para a Casa da Memória, demonstrando que as memórias estão vivas, que todos nós somos sujeitos históricos e contribuímos na construção da história do município e, acima de tudo é maravilhoso poder compartilhá-las. “Nosso primeiro evento foi sobre os carnavais de Medianeira, que eram realizados entre as décadas de 1970 e 2000, período em que os carnavais eram coloridos, cheios de fantasias e decorações maravilhosas. Foi um momento incrível, em que as pessoas trouxeram suas fotos de carnavais, contaram suas memórias e ver a empolgação das pessoas nos relatando as histórias por trás de cada foto nos faz perceber que as memórias estão vivas e nosso papel aqui na Casa da Memória é garantir que elas permaneçam vivas, mesmo quando seus protagonistas não estiverem mais”, destacou.

A coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória, Ana Cláudia Valério, complementou que o objetivo do evento foi valorizar e resgatar as memórias das pessoas que fizeram do carnaval de Medianeira o melhor da região oeste. Convidamos pessoas que participaram ativamente da organização e dos blocos. E eles trouxeram suas fotos e compartilharam suas lembranças. Foi muito especial”, declarou.

Elisa Matte, apaixonada por carnaval, foi uma das convidadas do evento e agradeceu o convite e os momentos de recordação. “São lembranças que ainda são muito vivas na nossa memória! Viver esses momentos nesse café fez brotar uma enorme vontade de voltar no tempo. Que essas lembranças em forma de documentos/fotos/contos fiquem na história de Medianeira, que sempre teve uma grande cultura carnavalesca”, salientou.

A coordenadora de Gestão Documental e Memória também ressaltou que serão realizados outros Cafés temáticos, para que outras memórias sejam preservadas. “A Casa da Memória é a guardiã das várias histórias da cidade e precisamos valorizar tudo o que aconteceu desde o princípio. E a maneira que encontramos de fazer isso é trazer a pessoas com suas histórias e fotos, para deixarmos tudo registrado e documentado”.

PRESENÇAS – Além da equipe da Casa da Memória, participaram do encontro: Elena, Paula e Andreia (representando o CESUM), Elisa Matté, Zilda Frandoloso, Terezinha Selinke, Luiz Poletto, Isolaine Poletto, Flávia Magnoni, Marisa Beviláqua, Mariliza Zanette Grapiglia, Mirtis Maria Valério. Também colaboraram com fotos: Roberta Nascimento, Otilindes Valério e Leni Caporal Vencatto.

A Casa da Memória fica na Rua Argentina – 1546 – Centro (antiga Prefeitura). O telefone de contato é (45) 3264-8602 (Whatsapp).

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais