Desenvolvimento Econômico apresenta projeto integrado da Casa da Memória, Coworking Space e Agência de Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação

No dia 24 de outubro de 2022, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Márcia Hanzen reuniu vários setores da sociedade, na Câmara de Vereadores, para falar sobre a Agência de Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação; Coworking Space e Casa da Memória. Participaram do evento vereadores, secretários municipais, Codemed, Acime, Iguassu Valley, Cientech/UTFPR, UDC e empresários. “A ideia é que o ambiente seja um complexo interativo, que aproxima ideias e conecta mentes”, destacou a secretária.

Após viabilizar o espaço (antiga prefeitura), que já foi apresentado em evento realizado nas festividades do município, segundo Márcia, “agora está sendo trabalhado o organograma da parte operacional, os projetos e ambientes internos e também a viabilização econômica”, salientou.

A Agência de Empregabilidade surgiu de uma necessidade apontada pela Agência do Trabalhador, a falta de qualificação da mão de obra de quem vem trabalhar em Medianeira e indústrias da região, e é neste sentido que irá atuar. “A ideia é que possamos avaliar as necessidades de mão-de-obra e, através de parcerias, proporcionar a capacitação profissional de forma mais assertiva. A intenção é que as pessoas consigam emprego, mas também permaneçam nele, sempre evoluindo e acompanhando as mudanças no mercado e agregando renda. De outro lado, precisamos capacitar os profissionais de acordo com as tendências e necessidades apontadas por empresas e pela Agência do Trabalhador”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Sobre o Coworking Space, Márcia explicou que será um ambiente onde estudantes e empresários vão poder utilizar de forma compartilhada, com internet, espaço para reunião, pesquisa e estudo, com a possibilidade de convivência e aproximação profissional.

Já a Casa da Memória será efetivada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Um Centro de Documentação e Pesquisa, com peças históricas, documentos, fotos, acervo fonográfico e audiovisual. “O objetivo é resgatar e resguardar todo e qualquer patrimônio, físico ou virtual, que possa no presente e futuro contar a origem e história do nosso município”, frisou.

A Casa da Memória abrirá as portas ao público já em novembro, com uma Exposição em parceria com a Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional. Além da exposição, haverá também exposição de Natal e outras atividades. “Esperamos que as grandes empresas sejam parceiras e nos ajudem a construir esses espaços, pois só vem para somar e todos ganham com isso”, finalizou a secretária.

Setores da sociedade conheceram um pouco sobre a Agência de Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação; Coworking Space e Casa da Memória

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais