Casa da Memória realiza Café sobre Patrimônio Cultural Brasileiro

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, promoveu, no último dia 28, a 2ª edição do Café com Memória. O primeiro, realizado em março, abordou a temática “Carnaval” e agora foi trabalhado o tema: “Patrimônio Cultural Brasileiro”.

A coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória, Ana Cláudia Valério, fez uma apresentação sobre o trabalho já realizado e sobre a Exposição Histórica que terá início no dia 16 de julho. Na sequência, a historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida de Araujo, fez uma explanação sobre a temática: Patrimônio Cultural Brasileiro. “Quando falamos sobre a História de um município é importante discutirmos também sobre a temática do Patrimônio Cultural, principalmente no que se refere aos conceitos de patrimônio material e imaterial. Embora em Medianeira não tenha nenhum Patrimônio Cultural tombado ou registrado, temos em nossas memórias muitos acontecimentos, lugares e práticas que podem ser consideradas patrimônios culturais. Trabalhar com a Educação Patrimonial proporciona a compreensão e a valorização da nossa História e a possibilidade de despertar no aluno o sentimento de identidade e pertencimento com o local em que vive”.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Renata Jeske. “Foi um prazer participar do segundo encontro do Café com Memória, principalmente com um tema de muito interesse para nós professores. Patrimônio cultural é um conteúdo que trabalhamos com todos os alunos, cada turma com uma organização pedagógica específica, mas sempre com o objetivo de conhecer nossa história, para preservar. Foi um momento de aprendizado, discussão e reflexão sobre o conjunto das manifestações culturais produzidas ao longo da história em nosso município. Acredito que este encontro com os professores que atuam diretamente com o ensino destas temáticas é muito válido para o desenvolvimento dos alunos enquanto sujeitos históricos e principalmente por sentirem-se pertencentes a esta História e a este lugar”, afirma.

Participaram do Café as professoras de História e Geografia da rede municipal de ensino, um momento de muita troca de conhecimento. “Quando a história de tantas pessoas é recontada, rememorando fatos e acontecimentos de nosso lugar, me emociona. Que bom sabermos de um projeto bem elaborado, organizado e que mostra à comunidade tantas memórias e curiosidades de nosso município, valorizando o trabalho mútuo, a valentia dos pioneiros, as tradições e os registros das gerações passadas. Para nós, professores de História, é um presente de encher os olhos e de encantamento, pois compartilha tantos saberes e vivências de forma lúdica e prazerosa; foi um encontro muito valioso e que nos dá suporte e compreensão da História de fundação de Medianeira, para que não percamos a nossa essência, as nossas raízes”, destaca professora de História, Eliane Luisa Mayer.

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais