Exposição ORIGEM  traz as raízes históricas da colonização de Medianeira

Está em cartaz na Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, a exposição “ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira”, primeira realização exclusiva da Casa com a expertise técnica da Unicultura – Soluções Culturais.

A exposição traz, de forma inovadora, as raízes de Medianeira até o final da década de 1960. Uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira serão contadas, recordadas e imortalizadas, através de fotos, documentos, objetos e depoimentos.

Todo o espaço da Casa da Memória está ocupado por elementos que se complementam, com intuito de contar a História de Medianeira. Uma Linha do tempo, em que são apresentados, em ordem cronológica, os principais eventos que marcaram as memórias e sentimentos da população medianeirense; o mapa de Medianeira de 1953, em tamanho gigante, elaborado com base no Memorial Descritivo de 31 de março de 1953, da Colonizadora Bento Gonçalves. Além de fotos e informações sobre estabelecimentos, prédios públicos e locais como eram na época, dispostos em tótens informativos, o mapa tem oito maquetes físicas, com algumas edificações das primeiras décadas, reproduzidas em impressora 3D, através de parceria com a UTFPR Campus Medianeira e Secretaria de Educação e Cultura. Exposição de objetos históricos, utilizados no dia a dia daqueles que desbravaram essas terras e construíram Medianeira, emprestados pelo CTG Sentinela dos Pampas e pioneiros; um Documentário e vídeos individuais, com depoimentos de pioneiros e pioneiras, de filhos e filhas, contando detalhes sobre a construção do município e suas vivências; um jogo da memória para que, de forma lúdica e interativa, o visitante possa exercitar sua memória e conhecer a História. A Exposição também tem um espaço dedicado às crianças, que conta com um jogo de tabuleiro, quebra-cabeças, caça palavras, cruzadinha e desenhos para colorir, tudo voltado ao aprendizado sobre a História de Medianeira. Além de um Cantinho das Recordações, um espaço instagramável para que o visitante possa registrar o momento e levar consigo uma fotografia digital.

A Exposição “ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira” conta com a parceria da Frimesa, Cresol, Espaço III e Sicredi e permanece na Casa da Memória até dezembro. O horário de visitação foi alterado temporariamente. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A Casa da Memória fica na Rua Argentina 1546 (antiga Prefeitura). O horário de visitação é de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais