Casa da Memória de Medianeira teve programação especial na Semana Nacional dos Museus

Uma semana intensa, assim foi a 22ª Semana Nacional dos Museus na Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira. Realizada de 13 a 19 de maio, a programação incluiu visitas guiadas com o Conselho Administrativo da ACIME, vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito de Medianeira, um encontro com representantes dos Museus e Casas de Memória da região oeste e exibição diária, em dois horários, do documentário ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira. “Foram dias de muito aprendizado, troca de experiências e momentos de valorização da história e da memória”, destaca a coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória de Medianeira, Ana Cláudia Valério.

Abrindo a Semana, os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Medianeira passaram uma tarde diferente. Além de visitar a exposição em cartaz, que traz a origem de Medianeira, eles assistiram ao documentário com depoimentos de pioneiros.

A programação seguiu com visitas guiadas, com diversos públicos, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pela Casa da Memória. “Tivemos a oportunidade de falar e detalhar a empresários, vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito de Medianeira sobre o que realizamos no dia a dia, os projetos futuros e também apresentar de forma mais aprofundada o conteúdo da exposição ORIGEM”, salienta Ana Cláudia Valério.

O prefeito de Medianeira, Antonio França parabenizou o trabalho realizado na Casa da Memória. “Para realizar não precisamos de muito, mas das pessoas certas, capacitação e vontade. A Casa da Memória é exemplo disso, começou com uma reunião aqui na frente, com as secretárias Márcia e Clair, nós apostamos na ideia e hoje temos este espaço tão importante de preservação do passado, que abriga também exposições”, afirmou.

Outro momento importante da semana foi o Encontro de Museus e Casas de Memória da região oeste, que reuniu com representantes dos municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul, Capanema, Ecomuseu de Itaipu e CEPEDAL (Unioeste), além da presença da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, e da secretária de Educação e Cultura, Rosiane Limberger dos Santos Tonelli. “O encontro teve como objetivo apresentar a Casa da Memória de Medianeira e também conhecer os espaços de memória da região oeste, para saber como cada município está se organizando. Foram momentos de troca de experiências entre os responsáveis por estes espaços, e dado o pontapé inicial para estratégias conjuntas, com foco na preservação da História regional”, explica a historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida Araujo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, ressaltou a relevância deste encontro, como forma de valorizar e dar visibilidade aos espaços de Memória. “Cada um com a sua realidade, mas com um objetivo comum: preservar a História e a cultura dos municípios. Ações como esta servem para fortalecer Museus e Casas de Memória da região e demonstrar a importância do trabalho realizado”.

SOBRE A SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS – A 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) teve como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O evento é de extrema importância para a cultura e a História brasileira, reunindo museus e instituições culturais de todo o país em uma programação especial. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais