Casa da Memória realiza II Simpósio de História, Memória e Patrimônio

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu na última segunda-feira (17), o II Simpósio de História, Memória e Patrimônio. O evento, realizado no Auditório da Prefeitura Municipal, reuniu autoridades, professores da rede municipal de ensino, pesquisadores e representantes de Museus e Casas de Memória da região oeste.

Abrindo o evento, foi formada a frente de honra com o prefeito de Medianeira, Antonio França, vice-prefeito, Evandro Mees, secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen, secretária de Educação e Cultura, Rosiane Limberger dos Santos Tonelli e a historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida Araújo.

Em sua fala, a secretária de Educação e Cultura Rosine Tonelli falou da importância de se conhecer e valorizar o passado, para agir no presente e projetar o futuro. A secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen complementou destacando a parceria entre a Casa da Memória e a Educação para discussão de temáticas pertinentes ao ensino de História, e o trabalho da Casa no sentido de dar suportes às professoras.

O vice-prefeito de Medianeira Evandro Mees destacou o momento que Medianeira vive, de valorização da educação, que é imprescindível para o desenvolvimento. “Estes momentos de formação e de compartilhar conhecimento são essenciais para que as professoras possam aprimorar o seu trabalho em sala de aula, encantando o aluno e suscitando nele o interesse pela nossa História”, afirmou.

O prefeito de Medianeira Antonio França reforçou a relevância da Casa da Memória para preservação da História local e como ponto de referência para discussões que envolvem a temática. “O trabalho da Casa da Memória tem sido de grande valia para que as nossas memórias sejam preservadas e compartilhadas, para o conhecimento de todos. E essa parceria com a Educação reforça ainda mais o nosso compromisso com o que é basilar para a construção de um futuro promissor”, salientou.

O Simpósio foi dividido em dois momentos. Teve início com a palestra com o historiador da Fundação Cultural de São Carlos (SC), Jeferson Ribas de Oliveira, que abordou o tema: “Educação patrimonial: possibilidades em sala de aula”. Jefferson é historiador pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e mestre em História pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Desde 2014, atua como historiador da Fundação Cultural de São Carlos – Santa Catarina. É secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Carlos – SC. É membro ativo da Colegiado de Cultura da AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina). De 2019 a 2021 foi suplente do Conselho Estadual de Cultura do estado de Santa Catarina. Entre 2023 ao início de 2025, foi diretor da Fundação Cultural de São Carlos – SC.

Na sequência aconteceu a mesa redonda com os pesquisadores da História local: Sander de Paula, Rudy Nick Vencatto, Maria Brandão e Márcia Hanzen. Cada um deles apresentou seu trabalho de Mestrado e/ou Doutorado, envolvendo temáticas sobre a História da Educação de Medianeira, Comunidades extintas do Parque Nacional do Iguaçu, imigrantes venezuelanos nas escolas locais e mulheres da Agricultura Familiar de Medianeira.

Ao final, os palestrantes foram presenteados com materiais que representam o Turismo e a História de Medianeira.

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais