Medianeira lança projetos da Casa da Memória e Agência de Empregabilidade e Empreendedorismo

Lançamento se deu com a Exposição Histórica Memória Fragmentada – Presente e futuro alicerçados no passado, uma parceria da Administração Municipal com o Jornal Mensageiro e a Revista Mosaicos

Valorizar nossa história é valorizar cada pessoa que ajudou a construir nossa cidade. Para encerrar a programação festiva, alusiva aos 62 anos de emancipação político-administrativa de Medianeira, foi realizada a Exposição Histórica Memória Fragmentada – Presente e futuro alicerçados no passado, uma parceria da Administração Municipal com o Jornal Mensageiro e a Revista Mosaicos, com patrocínio da Frimesa, SWA e UDC.

 A abertura da Exposição, fixada no prédio da antiga prefeitura, aconteceu no dia do aniversário do município, 25 de julho, momento oportuno para reverenciar todos os que deixaram suas marcas na nossa história. “Dia e locais históricos para a realização de uma exposição tão rica e importante”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen.

Junto com a exposição, foram lançados dois importantes projetos: Casa da Memória e Agência de Empregabilidade e Empreendedorismo, realizados em conjunto pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura e Assistência Social. “São doisgrandes projetos que vão fazer parte da vida dos medianeirenses. Um com vistas a olhar para o passado. O outro com vistas a desenvolver o futuro. A Casa da Memória será um espaço para organizar o acervo histórico do município, um ambiente de memória, cultura e arte. Já a Agência de Empregabilidade e Empreendedorismo visa promover cursos, treinamentos e profissionalização de mão-de-obra para atender as necessidades do mercado”, salienta Márcia.

A Casa da Memória irá homenagear o historiador Roberto Marin, que faleceu em junho deste ano. Para valorizar o legado, o espaço terá o seu nome. A administração municipal mandou o pedido para a Câmara Municipal, que aprovou o projeto em sessão extraordinária, por unanimidade. Sendo assim, o local irá se chamar Casa da Memória Roberto Antonio Marin. Na ocasião, a viúva do historiador, Ivanete Marin, recebeu das mãos do prefeito Antonio França e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Berta uma singela homenagem em nome de Roberto e todo o seu importante legado para o município de Medianeira.

Em seu pronunciamento, o prefeito Antonio França destacou a relevância dos dois projetos para Medianeira. “São ideias assim que fazem de Medianeira um município diferenciado. Somos número 1 no Brasil, segundo o anuário da revista Istoé, e vamos continuar crescendo, valorizando quem derramou sangue e suor para construir essa cidade e proporcionando oportunidade para todos que aqui vivem”, declarou.

Abrilhantando o evento, apresentações do Coral SOS Vida, mantido pela ONG SOS Vida, apoiado pela Secretaria de Educação e Cultura e regido pela maestrina Cleci Luft; e dos alunos do CPC Arandurá, regidos pelo maestro Samuel Rodrigues.

Ao final, foi servido um delicioso coquetel e os presentes puderam viajar ao passado através da Exposição Histórica, que fica disponível para visitação agendada até o dia 09 de agosto.

Sobre

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin é um espaço cultural dedicado a documentação, pesquisa e o resgate do Patrimônio Cultural de Medianeira, que promove a preservação e valorização da História local.

Acontecendo agora

Notícias recentes

Acompanhe nossas redes sociais