A exposição “ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira” é resultado do trabalho de pesquisa, contatos e dedicação da equipe da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, gerida pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação e Cultura, com assessoria técnica da Unicultura. Um trabalho que contou com o apoio das pessoas que fizeram e continuam fazendo parte da nossa história.
A exposição traz desde as raízes até o final da década de 1960, uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira serão contadas e recordadas, através de fotos, documentos, objetos e depoimentos.
Inserida na História do Paraná, do Brasil e do Mundo, apresentamos em ordem cronológica os principais eventos que marcaram as memórias e sentimentos da população medianeirense. Uma viagem por meio de fotos e documentos históricos que permitem relembrar os tempos da colonização e constituição do município.
Com base no Memorial Descritivo de 31 de março de 1953, da Colonizadora Bento Gonçalves, trazemos em tamanho gigante o 1° Perímetro Urbano de Medianeira. Nele, a cidade já está planejada com base no ‘X’, com as Avenidas Pedro Soccol e José Callegari ‘cortando’ a cidade. De forma interativa, o visitante poderá passear pelas ruas da cidade, tendo acesso a fotos e informações sobre estabelecimentos, prédios públicos e locais como eram na época, dispostos em tótens informativos. Além de oito maquetes físicas, com algumas edificações das primeiras décadas, reproduzidas em impressora 3D, dando o toque de realidade aos ambientes.
Instrumentos de trabalho e de lazer, utilizados no dia a dia daqueles que desbravaram essas terras e construíram Medianeira. O visitante poderá reviver o passado e conhecer os objetos que faziam parte da rotina dos moradores que aqui viviam nos primeiros tempos.
Eles participaram ativamente da criação, construção e consolidação de Medianeira. Neste vídeo documentário, exibido na nossa sala especial, apresentamos depoimentos de pioneiros e pioneiras, de filhos e filhas, com detalhes sobre a construção município. É a história contada por cada personagem, com suas particularidades, curiosidades e memórias. Emocionante!
Cada um com sua história, que juntas formam a nossa História. Conheça as memórias de quem estava aqui, participou e vivenciou Medianeira nas primeiras décadas de colonização e formação.
De forma lúdica e interativa, o visitante pode exercitar sua memória e conhecer a História do município. São 10 locais, com imagens das décadas de 1950 e 1960, combinadas com imagens da atualidade. Ou seja, 20 imagens que marcam a História de Medianeira.
Um jogo de tabuleiro que ajuda a contar a História de Medianeira. É aprendizado e diversão garantidos.
Os principais pontos históricos que existiam na cidade transformados em quebra-cabeça. Além de conhecer as primeiras edificações e fatos da colonização, o material está repleto de informações.