Medianeira é constituída por uma diversidade de culturas, algo que enriquece ainda mais a nossa cidade. No entanto, 2024 traz marcos importantes para duas culturas em especial: a alemã e a italiana. Neste ano comemoramos os 200 anos da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana para o Brasil.
Celebrar estas datas é um ato de preservação da memória histórica. É uma maneira de homenagear os esforços e sacrifícios de descendentes de italianos e alemães, reconhecendo as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas.
A exposição “Travessia: Uma jornada pela imigração alemã e italiana em Medianeira”, organizada pela Casa da Memória Roberto Antonio Marin, evidencia as histórias e memórias dessas famílias que chegaram aqui em Medianeira entre as décadas de 1950 a 1970. Importante destacar que a exposição contempla a história de 20 famílias, aquelas que se dispuseram a compartilhar suas memórias com toda a população e contribuir com a construção do nosso acervo.
Para apresentar a história dessas famílias, elaboramos um álbum para cada uma delas, apresentando sua trajetória, com textos e fotografias que narram suas memórias. Além desses materiais, cada família trouxe um ou mais objetos que auxiliam na construção histórica.
Nessa exposição é possível compreender que trajetórias particulares se entrelaçam com a memória coletiva e juntas formam uma grande colcha de retalhos, que é a História do município.
“Travessia: Uma Jornada pela Imigração Alemã e Italiana em Medianeira” contempla uma série de eventos descentralizados alusivos as duas culturas. Sendo eles: